quarta-feira, 21 de julho de 2010


Pretendo escrever sobre direito e justiça. Temas que vivemos constantemente e que muitas vezes perdemos a coragem e a dignidade de lutar para obtermos.

Posso falar deste assunto com uma pequena experiência, pois vivi na pele a arbitrariedade da instituição pública. É de suma importância saber o significado de cada um.

DIREITO...

Por direito podemos entender vários e diferentes significados. Seria difícil, mesmo, dizer em poucas palavras um só ou seu significado verdadeiro. No entanto, diferentes abordagens a respeito do significado do vocábulo “direito” podem ser trazidas ao presente texto.

Direito é aquilo que é justo, correto e bom.

Direito administrativo é o conjunto de princípios e normas jurídicas que regulam o funcionamento das atividades do Estado, determinam a organização dos serviços públicos e o relacionamento da administração com os cidadãos.

JUSTIÇA...

Justiça também expressa uma maneira pessoal de perceber e avaliar aquilo que é direito, que é justo.

Justiça é o poder de fazer valer o direito de alguém ou de cada um.

Direito e justiça são palavras que trazem complexos e distintos significados. No entanto, é muito fácil entendê-las e assimilar o seu significado, pois, desde a mais tenra idade, as pessoas sabem o que lhe pertence e sabem defendê-lo com unhas e dentes da ação das outras crianças ou adultos que se aventuram a tomar para si o referido bem.

À medida que crescemos e aprendemos o significado de direito como um conjunto de normas da vida social, também desenvolvemos a noção de que justiça, dentre outros significados, tem o sentido de uma norma cumprida, observada e respeitada.

Fazer justiça é, enfim, respeitar o direito e abster-se de qualquer ação que perturbe o equilíbrio social advindo do respeito das leis por cada um de nós.Por isso é de suma importância saber dos deveres e também de nossos direitos e lutar para que sejam respeitados, independente de posição social. Quando cumprimos nossos deveres com responsabilidade , profissionalismo e respeito ao próximo,devemos exigir e lutar em qualquer estância para que nossos direitos sejam cumpridos e jamais aceitar injustiças sem buscar dentro da lei uma explicação coerente e justa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário